Química da atmosfera

O estudo da química da atmosfera possibilita o entendimento de vários aspectos importantes do nosso planeta, como o efeito estufa, os ciclos do carbono/nitrogênio/oxigênio, fenômenos climáticos e outros. Atualmente existe um grande esforço interdisciplinar visando entender detalhes da composição e funcionamento da atmosfera e ainda existem diversas reações que precisam ser melhor estudadas.

Por uma perspectiva teórico/computacional, essa é uma parte muito única da química, pois a maior parte dos componentes da atmosfera são pequenas moléculas, e suas reações acontecem em fase gasosa. Isso permite um tratamento muito mais rigoroso do que normalmente é possível em outras áreas, como em soluções aquosas ou sistemas biológicos. É possível estudar cada colisão individualmente,  e prever dados macroscópicos capazes de atingir a mesma precisão experimental, e também prever dados para casos em que experimentos ainda não podem ser realizados.

Nosso grupo tem um amplo know-how na previsão de constantes de velocidade de reações atmosféricas, que são necessárias para o modelamento e entendimento da mesma. Um exemplo de trabalho feito nessa área é:

Electronic Quenching of N(²D) by N2: Theoretical Predictions, Comparison with Experimental Rate Constants, and Impact on Atmospheric Modeling.
B. R. L. Galvão et al.,  Journal of Physical Chemistry Letters, v. 4, p. 2292-2297, 2013.
Fator de impacto: 8.7

atmosphere-chemistry-4-638

Deixe um Comentário